Menu

você sabia?

Quem acompanha o blog do pequeno viajante sabe que a gente tem algumas "seções", heheheh, no blog. Tem os "pensamentos dia", as "adivinhações", posts de fotografias, outros com as nossas dicas de viagem, outros ainda com os videoclipes das nossas viagens, enfim...

E quem nos conhece, sabe que o principal objetivo do blog, além de incentivar outras pessoas a viajarem com os filhotes, é claro, é deixar uma recordação para o Lipe das aventuras que ele viveu na infância - quem sabe ele mesmo não vira um viajante inveterado como nós e decide dar continuidade ao blog, já como grande viajante? Mas, mais do que uma lembrança, o blog também quer deixar ao pequeno viajante o aprendizado que nós tivemos com todas essas andanças e, por isso, resolvemos inaugurar uma nova "seção" aqui no blog: "você sabia?"

A idéia é perpetuar aqui coisas interessantes, divertidas ou curiosas que aprendemos na estrada. Claro que muita gente vai dizer "bah, mas eles ainda não sabiam disso?", e eu desde já respondo que é óbvio que muitas coisas a gente já sabia (e muitas outras não), mas é certo que o Lipe ainda não sabe dessas coisas, e nós certamente queremos que ele um dia venha a saber!

Espero que vocês se divirtam - é muito bom poder compartilhar aqui um pouquinho do que a gente apreende na estrada!

Então, indo ao que interessa, este é o nosso primeiro você sabia?



Não é estranho ver o mapa-múndi acima??? A primeira vez que nós vimos um assim, no Sudeste Asiático, ficamos intrigados, pensando que alguém tinha cometido um erro...mas, se você prestar bem atenção, vai perceber que não tem erro algum, é simplesmente um mapa mundial centrado no Oceano Pacífico - nele, o Brasil fica bem na direita, e o continente africano à esquerda!

Diferente, né? A gente demora a se acostumar. Lembramos disso nesta nossa última viagem, à Austrália e à Nova Zelândia, porque lá, na Oceania, estes são os mapas que eles usam, que a gente vê por todo lado! É claro, note que nestes mapas, o Sudeste Asiático, a Austrália e a NZ ficam bem no centro.

Para comparar, segue abaixo uma imagem do mapa-múndi com a qual nós estamos acostumados:



você sabia? Comente, participe, responda - nós vamos adorar saber se você sabia...




Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Oi, Claudia! Muito legal o seu blog! Sou uma mochileira convicta, que se casou com um mochileiro e agora temos a nossa "mochilinha", que irá conosco para todos os lados. Foi muito bom conhecer o blog de vocês para nos animar ainda mais a continuar com as viagens. Obrigada! Mas queria comentar o seguinte: muito legal essa observação sobre o mapa e não sei se você já conheceu um outro, que se vê de ponta cabeça, onde o Uruguai está no topo do mundo? No Uruguai é muito comum. Ou outro que mostra uma proporção mais aproximada do que seria a real da América e da África em relação a Europa, e a Europa fica mínima! Todos eles são formas de se ver e de se colocar no mundo...

    ResponderExcluir