Menu

Fortaleza - decepção no nordeste

Já conhecemos bem o nordeste (Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Ceará), e visitamos muitas cidades importantes lá, desde Salvador, Maceió, Olinda, Recife, Natal...até Fortaleza

Para ser honesta, preciso esclarecer que pouco vimos dos pontos turísticos da cidade ou das suas praias, até porque ficamos apenas 2 noites por lá (em 2012).

Mas, do que vimos, não gostamos muito, não...

Achamos a cidade meio triste, decadente, mal cuidada, e o pior de tudo: suja.

Na verdade, não vimos nada que enchesse os olhos, que a gente olhasse e pensasse "que bonito"!

Fomos ao Centro Cultural Dragão do Mar, que é um lugar bacana, mas estava meio sem graça naquela noite. Os camarões que jantamos lá estavam bons, mas o clima no local estava bem sem graça. E o mais estranho: a gente foi até lá caminhando, e no caminho passamos por lugares péssimos, abandonados, sujos - sabe quando dá aquela impressão de que colocaram aquele lugar bacana ali no meio da decadência só para turista ver??? Não gostei. 

O passeio que eu mais recomendo, na verdade, é o Mercado Central, que tem todo tipo de artesanato nordestino para vender, a preços ótimos - é um lugar perfeito para comprar lembrancinhas...

Também vale a pena dar uma passadinha na Catedral da Sé, que fica linda à noite, iluminada. 

Eu sei que existe o famoso Beach Park, a Praia do Futuro, etc, etc, etc, mas, se alguém quiser uma opinião imparcial, eu recomendo Maceió - de todas as capitais nordestinas que conhecemos, foi a que nós mais gostamos!

 Catedral da Sé

 Centro Cultural Dragão do Mar


Mercado Central



Confira tarifas reserve sua estadia em Fortaleza aqui:






Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

16 comentários:

  1. Fortaleza, mesmo, nem praias tem, pois não são próprias para banho.
    Tem que sair de lá e bater perna... Lagoinha, Praia das Fontes, Cumbuco... As paisagens são incríveis!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito, Andreza! Pena que não tivemos tempo, mas Jeri foi um sucesso :)

      Excluir
    2. Concordo Com tudo que vc falou. Fortaleza foi sem dúvida a capital mais feia de todo o nordeste. As praias não são grande coisa , mas as barracas são realmente um luxo. Mas eu nem gosto de ficar em barracas. O ponto perto do porto é um dos lugares mais feios e deprimentes que já conheci no litoral do nordeste. O mar , pelo menos em março, achei-o um horrível, feio, água suja .

      Excluir
  2. Fortaleza e linda, volte com mais tempo e calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a primeira impressão foi ruim mesmo, então não dá vontade de voltar, Nadia, tendo tantos outros lugares no mundo para conhecer, mas tenho vontade, sim, de conhecer as praias, como a Andreza falou no comentário acima, Cumbuco deve ser linda!

      Excluir
    2. Estamos em março de 2021,quase 10 anos após este post,decepção define Fortaleza,a cidade é horrível parece está abandonada,suja,muita pobreza,muitos pedintes nas praias,Cano Quebrada deveria se chamar Canoa Furada ,a Praia do Futuro é horrível,atendimento péssimo,em Fortaleza só gostei mesmo da Praia do Meirelles,Cumbuco tb não tem infraestrutura a areia da praia cheia de óleo dos buggys,So Jericoacoara que salvou pelos passeios no lado leste e oeste e a cidade que é uma gracinha,ja praia não é tão bonita.

      Excluir
    3. RESUMIU BEM , MAIS NADA PARA ACRESCENTAR.

      Excluir
  3. Realmente quem não tem tempo para conhecer a cidade fica com a primeira impressão, que muitas vezes acaba sendo mal mesmo, e pelo que vi sua opinião foi de lugares bem restritos, que pena... Mas, respondendo a Andreza, Fortaleza tem praia sim, inclusive PRÓPRIAS para banho...

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia, vi que seu post é de 2012 e algumas coisas mudaram. Infelizmente continuam insistindo num turismo com os mesmos roteiros de sempre e tanto cearenses quanto visitantes acabam perdendo muito no que conhecer em Fortaleza. Ali mesmo, ao lado da Igreja da Sé e do Mercado Central que você conheceu, temos a 23ª Região Militar, com rica história sobre a cidade, o Passeio Público, o Centro Cultural Banco do Nordeste, que aos sábados oferece um roteiro incrível chamado Fortaleza a Pé (passeio que existe a 20 anos!!!), que os visitantes, acompanhados pelo turismólogo Gerson Linhares, descobrem Fortaleza e suas praças e suas histórias, como o dia em que o sol foi vaiado.... Quem sabe um dia você volte?! Beijos no Felipe e abraços fraternais. Confere nosso blog Rodando pelo Ceará (www.rodandopeloceara.com.br).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o teu blog Danielle! O dia que voltar quero me embrenhar por vários lugarzinhos que já vi nos teus posts :)

      Excluir
  5. Claudia (sabe que sou uma grande admiradora do blog e sua, sempre que posso comento no face, no instagram...) a primeira vez q fomos a Fortaleza foi em 2014 e ficamos surpreendidos com a cidade, imaginávamos encontrar uma cidade como vc relatou (e outras pessoas tb) mas acho que o Governo investiu bastante na cidade nos últimos anos e encontramos uma Fortaleza bem organizada e limpa, não fomos nesses pontos turísticos que vc citou mas o que conhecemos gostamos muito, sem falar nos Cearenses que sempre são super receptivos, desde então vamos todo ano pois passamos 1 semana no Beach Park que não é Fortaleza (apesar de até o parque colocar como Fortaleza em algumas propagandas) ele fica em outra cidade chamada Aquiraz, que fica há 16km de Fortaleza, como já falei para vc em outros posts sou suspeita pq somos APAIXONADOS aqui em casa pelo Beach Park, uma viagem que vcs devem fazer ( o Lipe vai amar!), voltando para Fortaleza, a Praia do Futuro foi uma pena vcs não terem ido pq sim é a única praia bacana da cidade, é bem bonita e boa para banho. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lívia, fomos em 2012, já tem muito tempo, as coisas devem ter mudado bastante, espero que para melhor! Morro de vontade de conhecer o Beach Park e a tal Praia do Futuro que todo mundo elogia, um dia a gente volta, direto pra lá heheheh...bjokas

      Excluir
    2. Tô aqui agora, em 2023 , e apinião é a mesma de quem foi em 2012, cidade feia, praias horríveis, mas não me arrependo de ter vindo, sempre é bom ter opinião formada sobre tudo . Não Sei se voltarei, mas agradeço a acolhida dos cearense.

      Excluir
  6. Infelizmente viraram marcas da cidade, a sujeira, desorganização e decepção. Fui 4 vezes a Fortaleza em anos diferentes e os poucos atrativos que gostava, a cada vez iam se deteriorando. Melhor visitar outras capitais no Nordeste como Recife e Salvador pela cultura e história e João Pessoa pela tranquilidade na praia.

    ResponderExcluir