4 de março de 2012

Cotswolds - a "Toscana" inglesa (e mais sobre o interior da Inglaterra)

Bourton-on-the-Water"a Veneza dos Cotswolds"


No ano passado, fizemos uma mini viagem de carro pelo interior da Inglaterra, cujo ponto alto foi, definitivamente, o dia que passamos na região de Cotswolds, zona rural localizada bem no centro do país, que é uma verdadeira "Toscana" inglesa. 

A bem da verdade, antes de começar a planejar nosso roteirinho, nós sabíamos apenas que queríamos ir a Stonehenge, e conhecer Bath, Oxford e Cambridge. Lendo sobre esses lugares, e estudando os mapas, acabei descobrindo que existiam, no caminho, os tais "Cotswolds" que, supostamente, seriam cidadezinhas supercharmosas entre Bath e Stratford upon Avon (o berço de William Shakespeare) - é sempre assim, a gente começa a planejar um roteiro e logo "surgem" 1000 outros lugares interessantes pelo caminho...

Eu, que tenho um fraco confessado por cidadezinhas românticas, não tive dúvidas: decidi que nós "precisávamos" conhecer a região denominada Cotswolds.

E fiz muito bem! 

O lugar é realmente maravilhoso, e nenhuma viagem de carro pelo interior da Inglaterra deve ignorar a região, que é bem pequena e pode ser conhecida em um longo dia, mas que, devido à total ausência (e irregularidade) de transportes públicos, merece ser desbravada em pneus próprios (os do seu carro alugado, é claro!)...

Atenção para o seguinte: a direção na Inglaterra é, obviamente, na mão inglesa (com o perdão pela redundância), ou seja, tudo é do lado contrário. Também tome cuidado com os lugares em que você estacionar, pois na maioria das vezes o pagamento é obrigatório e se você dormir no ponto, quando retornar terá uma "surpresinha" desagradável no pára-brisa, em libras!!!

Se você tiver interesse em saber mais sobre essa questão de dirigir na mão inglesa, dê uma olhada no post abaixo, sobre a nossa viagem de carro pela África do Sul em 2004 (lá também se dirige na mão inglesa): http://felipeopequenoviajante.blogspot.com/2011/11/6-dias-na-africa-do-sul-em-2004-e.html.

Nosso roteiro "the flash" de 6 dias pelo interior da Inglaterra foi o seguinte:

2/5 - seg LONDRES - 9AM pegar carro alugado na Victoria Station (Europcar: Clio 1.2 = 6 dias = £244) - SALISBURY - Stonehenge - BATH (albergue YMCA - US$181.60 por 2 noites)
3/5 - ter BATH
4/5 - qua BATH - COSTWOLDS (Bibury, Bourton-on-the-Water, Upper and Lower Slaughter) - STRATFORD UPON AVON
5/5 - qui S.U.A. - Warwick Castle - OXFORD
6/5 - sex OXFORD - CAMBRIDGE
7/5 - sab CAMBRIDGE - London Stansted Airport = 6PM devolver o carro

No que toca especificamente à região de Cotswolds, fizemos o seguinte:

Saímos de Bath pela manhã em direção nordeste, a caminho de Tetbury, nossa primeira boa surpresa. Depois passamos por Cirencester, Barnsley e paramos para dar um passeio em Bibury ("the prettiest village in the Cotswolds", segundo os locais), que fica nas margens do Rio Coln.

Almoçamos trutas da fazenda e fomos conhecer Arlington Row. De lá, seguimos para Bourton-on-the-Water, que tem o apelido de "a Veneza dos Cotswolds", não preciso nem dizer porquê, né?

Depois de passear pelos canais e pontes da cidadezinha, seguimos até as vilas irmãs de Upper e Lower Slaughter: ainda não consegui decidir qual achei mais linda, ou em qual delas eu gostaria de morar - quem sabe 3 meses em cada uma?!? As 2 parecem condomínios fechados de luxo, chegou a dar nojo de tanto estilo em um lugar só!

Após o banho de charme e romance, seguimos em direção a Stow-on-the-Wold, passamos por Moreton-in-Marsh e chegamos finalmente, já no fim da tarde, em Stratford upon Avon, onde passaríamos a noite. Logo encontramos um Bed&Breakfast maravilhoso (o melhor em que nos hospedamos na Inglaterra!): Royalyn, com recepção calorosa, estacionamento nos fundos, internet wifi e lareira no quarto e full english breakfast - não poderíamos pedir mais nada, supersuper aconchegante!

Depois de um longo dia rodando pelos Cotswolds, nada melhor que dormir felizes da vida na terra de Shakespeare!

Cotswolds: coloque este lugar na sua listinha!


Mais:

Stonehenge: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com/2011/05/stonehenge-historicamente-fascinante.html

Bath: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com/2011/11/royal-crescent-bath-inglaterra-nossa.html

Viajando com um bebê pela Inglaterra - dicas: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com/2011/05/o-dia-dia-na-estrada-com-um-bebe.html

as irmãs Slaughter: um banho de charme


nosso Clio 1.2 alugado


trutas em Bibury








Bourton-on-the-Water: aqui, vale a pena experimentar scones & clotted cream - doçura de entupir as artérias!!


Bibury, "the prettiest village in the Cotswolds"





Arlington Row - parece cenário de filme!








conto de fadas às margens do Rio Coln







o pequeno viajante se divertiu bastante no passeio...








as gurias de Bourton ficaram gamadinhas em mim!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...