Menu

Viagem de navio: “coisa de velho?”

Viajar de navio é 'coisa de velho'?
Viajar de navio é 'coisa de velho'?
Nós sempre fomos da teoria que, enquanto a gente tem pique, tem que fazer as viagens “difíceis” (Ásia, Oriente Médio, África...), e deixar as viagens “fáceis” (Europa) para quando a energia diminuir.

As viagens de navio eram sempre enquadradas na categoria das “fáceis”, e por isso íamos sempre deixando para fazer um cruzeiro na velhice, porque sempre nos parecia que os navios deviam se assemelhar a clínicas geriátricas.

É CLARO que esse pensamento é totalmente preconceituoso e bem politicamente incorreto, mas não deixa de fazer sentido, em teoria, pelo menos (assim como é preconceito dizer que o Nepal é coisa de “gente nova”...).

Já fizemos um cruzeiro pelo Nilo, no Egito, já peguei muitos barcos e ferries pelo mundo, os mais lindos na Grécia, mas nunca entramos num navio de verdade.

Daí, no ano passado, os avós do pequeno viajante resolveram experimentar: primeiro os avós fizeram um cruzeiro saindo da Itália, passando pela Grécia e Turquia, e voltando à Itália, no Mariner of the Seas, da Royal Caribean; depois, foi a vez da bisa do Lipe, que partiu da Itália para a Croácia e a Grécia, em outro cruzeiro, desta vez no Splendour of the Seas.

Todo mundo adorou, e juram que não tem nada de “coisa de velho”!

Nas fotos, a gente vê que os navios têm piscinas, hidromassagem, mini-golfe, quadras esportivas, pistas de caminhada e de patinação, parede de escalada, academia de ginástica, boates, teatros, shows, lojas, muitos bares e restaurantes diferentes, com música ao vivo...ou seja, uma movimentação só!

Eles voltaram até cansados, de tanto que ferveram, até porque, em cada lugar que o navio para, as pessoas descem para conhecer as cidades e batem perna o dia inteiro, nem dá muito tempo de curtir o navio.

Também contaram que haviam muitos casais com crianças viajando com eles, e que existiam 1001 atividades para os pequenos nos navios! Isso sem contar que existem navios destinados especificamente às viagens em família, com intensa programação para as crianças...

Mariner of the Seas

Seguem as fotos dos avós do Lipe no Mariner of the Seas:















Fui dar uma pesquisada e descobri que ainda quero fazer MUITOS cruzeiros (hehehe...pois é, Alaska, Terra do Fogo, Fiordes Noruegueses...), mas, principalmente, descobri 2 grandíssimas barbadas em matéria de viagens de navio: uma delas, ir para a Europa, em abril, época em que os navios que vieram passar o verão na costa brasileira estão voltando para o velho continente, e então as empresas cobram baratíssimo por estes cruzeiros de reposicionamento dos navios; e a outra, alguns cruzeiros que saem da Flórida, nos EUA, no outono norte-americano (outubro, novembro), para o Caribe, incrivelmente baratos (será temporada de tufões e furacões??).

Vale a pena dar uma olhada:

Um cruzeiro de 13 noites entre Santos (SP) e Barcelona (Espanha) por R$ 1.374,00 não parece piada? Pois veja aqui.

5 noites pelo Caribe (Fort Lauderdale, Flórida; Cidade de Belize, Belize; Cozumel, México; Fort Lauderdale, Flórida) por R$ 489,00??? Veja aqui.

Não é incrível???

Também vale dizer que, embora existam milhares de cruzeiros com destino às ilhas gregas, e este seja, talvez, o mais clássico dos cruzeiros jamais inventados, entre as ilhas gregas são bem mais comuns as viagens de ferry.

Fiz vários trechos (Creta, Santorini, Samos...), indo de ilha em ilha na Grécia, e nunca dei sorte de pegar um navio...

aqui, saímos do Porto de Kusadasi, na Turquia, com destino à ilha de Samos, na Grécia, num ferry boat

Cruzeiros pelo Rio Nilo no Egito

Já os famosos cruzeiros pelo Rio Nilo, no Egito, também têm uma peculiaridade que merece nota, para quem nunca fez esta viagem maravilhosa: os barcos são BEM menores do que os navios que nós estamos acostumados a ver na televisão! 

Isso ocorre porque o rio mais importante do Egito tem eclusas que possuem um tamanho determinado, e os barcos precisam se adaptar ao tamanho de tais eclusas para poderem por ali passar. 

Dica: nós deixamos para marcar o nosso cruzeiro na última hora, quando chegamos em Luxor, e fomos de lá até Aswan por uma pechincha, numa viagem fantástica de 4 dias, com todas as refeições incluídas, e paradas para passeios em todos os pontos turísticos importantes do caminho. 

Já ouvi pessoas contarem que pagaram pequenas fortunas por esta mesma viagem.

Claro, se a gente deixa para comprar as passagens na última hora, os agentes vendem as cabines por preço de custo, porque é melhor que elas sejam ocupadas pelo preço de custo do que zarpar com elas ociosas!

Outra dica: nunca, jamais, compre os passeios que são oferecidos ainda dentro do barco ou pegue os meios de transporte (carruagens, principalmente) que estão esperando os turistas logo na saída do barco - é um verdadeiro assalto! 

É preferível caminhar 2 ou 3 quadras, que você vai pagar pelo menos 1/5 do preço pelo mesmíssimo passeio!

o nosso barco também era chiquérrimo

a cabine, externa, com um janelão com vista para o Nilo, parecia o quarto de um hotel de luxo

as piscinas eram no topo do navio - um ótimo refresco para o calor do Egito!

em cada porto que chegávamos, haviam dezenas de barcos atracados

esse é o tamanho (formato) padrão dos barcos que navegam o Rio Nilo

às vezes, ficávamos tão perto dos pontos de interesse que dava até preguiça de sair da piscina do barco e enfrentar o calor egípcio...

Splendour of the Seas

E mais algumas fotografias da bisavó do pequeno viajante no Splendour of the Seas:






Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Geeeente, eu quero fazer 1 cruzeiro!! Pelo post pareceu tudo tão fantástico e a 1 passo de alcançar.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero fazer um cruzeiro, rs. E esse post só aumentou a minha vontade, rs.

    Que linda viagem

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Claudia, pesquisando no seu blog achei esse post, sou suspeita pois adoro cruzeiros... Estaremos indo no meio de Julho de navio saindo do Rio para Miami, passando pela Jamaica, Curacao, Ilhas Cayman... Fiz uma travessia da Europa pra o Brasil 16 dias.. um ponto interessante nessa travessia, foi parar em Gibraltar, o Estreito de Gibraltar, nunca na minha vida imaginei estar lá, de uma lado a Europa e de outro a Africá, foi emocionante...

    ResponderExcluir