Menu

San Andrés: onde o Caribe é pop

Quando a gente fala em Caribe, vai logo pensando em um lugar cheio de restaurantes chiques, hotéis 5 estrelas, carrões conversíveis e tal, não é? Pois é, em San Andrés não tem nada disso. Repito: nada! Foi bem estranho chegar lá e ficar procurando os hotéiszões...e não achar nada nem parecido! Que quadro...só tinha umas pousadinhas, um ou outro hotéis decadentes de outras épocas e os restaurantes eram uns botequinhos com pratos feitos como no resto da Colômbia! Também não vimos quase nada de gringos, quase que só turistas colombianos e nós!!! 

Definitivamente, não é o que a gente esperaria de uma ilha caribeña mas, na minha opinião, foi muito mais legal do que eu esperava! 

Primeiro, porque Caribe por Caribe eu já conhecia as Bahamas, e sempre existe a possibilidade de ir a Aruba, Cancún e tal com muita facilidade...então acabei gostando de San Andrés justamente por ser diferente do que se espera de uma ilha caribenha, por ser um lugar totalmente colombiano, peculiar, típico, e não uma ilha feita para turistas, produzida, "para inglês ver"!


As praias são um capítulo à parte: uma cafonice só!!! Sabe aquela coisa de mulheres de 120k com biquine fio dental e homens se enterrando na areia até o pescoço!?!? 


Este mural fica na frente do aeroporto, que é bem no centro da ilha. 

Os pousos e decolagens são incríveis, parece que a gente vai pousar no mar e, na última hora, aparece um pedaço de terra! A ilha toda tem 13km de comprimento e 3 de largura, e é muito fácil de circular por lá, porque uma estrada pavimentada de 30km faz toda a volta na ilha. 



o guri pegou tanta praia que ficou um tiçãozinho! 


Foto duplamente ilustrativa: 1) os carros, todos antigos, nesse nível; 2) o calor, nunca baixando de 40 graus, era tanto que a lente da máquina fotográfica ficava toda embaçada! 


Johnny Cay, a ilhota mais popular: dá para ir num barco, passar o dia lá e voltar em outro barco, ou combinar este passeio com uma visita ao aquário natural, um lugar maravilhoso para snorkeling - mas não se iluda, porque é como eu disse, uma breguice só, tudo muvucado de gente, comida ruim, gente feia...hahaha! 


   

O Felipe comprou roupas típicas "mamãe cheguei do Havaí" e fez o maior sucesso com os nativos! 


no aquário natural



muita água de coco para se hidratar


e, na água, muitas arraias 


como eu disse...o pessoal se diverte... 


cenas recorrentes 


a frota 


só com esses megasuperhiper grandes ventiladores para aguentar o calor! 



outro sucesso de público: o pequeno viajante com a camiseta da seleção colombiana de futebol


a sempre emocionante chegada de avião na ilha 



A ilha de San Andrés fica a 750km a noroeste da Colômbia e a 230km a leste da Nicarágua. O melhor lugar para ficar é, com certeza, San Andrés Town, também conhecido como El Centro, na parte norte da ilha. Em La Loma e San Luis as opções de hospedagem e de restaurantes são reduzidíssimas.

A ilha tem mais ou menos 70 mil habitantes e 2/3 deles vivem em El Centro. Ahhhh, já ia esquecendo: a ilha toda é duty-free zone, ou seja, não se paga impostos nas compras de produtos importados, mas vale ressaltar: tem que ter MUITO cuidado na hora das compritchas, porque o lugar está infestado de falsificações (recomendo o creme de baba de caracol, milagroso, hehehe...)!

A gente pode recomendar duas pousadas que conhecemos: Mary May Inn, na Avenida 20 de julio, e Clo's Place, que fica bem atrás da primeira. As duas custavam em torno de R$ 90,00 por noite o quarto de casal, com banheiro e frigobar, mas sem café da manhã.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro. 

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

19 comentários:

  1. Adorei o Felipe e o blog, parabéns! Também quero levar meu pequeno de 14 meses para San Andres, mas estou apreensiva com a logística dos passeios. Vocês conseguiram ir a Johnny Cay, Aquario, La piscinita etc com o Felipe?
    Obrigada, Andréia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro, Andréia! dá uma olhada nos outros posts sobre a Colômbia: vais ver q o Lipe participou de todos os passeios, e ele nem tinha 1 aninho na época!

      Excluir
  2. Gostei do relato, mas achei algumas colocações super preconceituosas - gente feia em todos os lugares, como assim? Você acha que no Hawaii é só gente bonita? Eu já estive lá e te garanto que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não acho que no Hawaii só tenha gente bonita, mas não entendi a relação. Como o blog é um lugar onde eu exponho a MINHA opinião sobre os lugares, esta foi a impressão que tive de San Andres, bem diferente da impressão que tive, por exemplo, de Tallinn, onde achei todo mundo lindo. Se você quiser ler o blog para saber a minha opinião honesta sobre os lugares que visitamos, leia, se não, é só clicar no canto superior direito da tela :)

      Excluir
  3. Claudia , estou impressionada com vocês, ficamos planejando em qual lugar ficar com uma criança ,se tem estrutura , se tem isso, aquilo e vocês vão que vão com o Felipe.Amei!!! Alem de San Andrés ..qual lugar vc indica para levar meu pequeno de 1,8 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia! Excluindo a África Ocidental, por conta do ebola, o mundo é o limite! Vai para onde tu sonha ir :)

      Excluir
  4. Olá
    belo post.
    Estou pensando em ir para la com minha família,e tenho um filho de 2 anos.
    Quais passeios você me aconselha a fazer la?
    Vocês fizeram passeios de lancha com o Felipe la?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington,
      Fizemos passeios de lancha lá sim, com o Lipe! É um ótimo destino com crianças, vai firme!

      Excluir
  5. Oi Claudia!
    Qual a moeda que vocês usaram por lá?
    Lays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em San Andrés a moeda usada é a mesma da Colômbia, Lays, mas recomendo levar dólares para trocar lá :)

      Excluir
  6. Oi Clau, coloquei na busca San Andres e olha o que apareceu como primeiro post!!! Foi lindo ver o Lipe pequenininho e gorduchinho! Mas acho que me desinteressei de San Andres... rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh Debora, é só a gente fazer um post beeeem honesto que dá nisso, muita gente entra aqui só pra me xingar...já deletei vários comentários! Fazer o quê, né? Eu não vou ficar aqui dourando a pílula - se você for, o que vai encontrar lá é exatamente o que eu descrevi - e o lugar é lindo, como todo Caribe!

      Excluir
  7. AndreA! Já tem um tempo que acompanho o blog de vocês e super sou influenciada hahahah, todo ano na hora de escolher a viagem eu dou uma espionada... TB tenho filhotes pequenos e sei que gera muita insegurança viajar com eles pra paises desconhecidos... Mas é sempre uma ótima aventura! San Andrés acho que é o próximo da minha lista.. Vc foi em que época do ano? Sera q agosto da.pra curtir um calorzinho com praia tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nós fomos em maio. Calor faz o ano todo, eu só não sei qual é a época de chuvas lá...
      Boa viagem :)

      Excluir
  8. Oi Claudia...adorei o seu relato sobre a viagem..estou planejando ir para San Andres em maio tb e tenho uma filhinha de 2 anos...como foi com o Felipe em relação a comida? Estou preocupada pois ela ja come comida de adulto, mas ainda nao come de tudo. Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, olha aqui: http://www.felipeopequenoviajante.com/2010/05/tamales-ajiacos-bunuelos-pan-de-bono.html

      Excluir
  9. Ola, muito interessante o relato, mas fiquei com uma duvida: nos passeios de lancha/barco, havia colete pequeno para bebê? Além disso, nos passeios para as ilhas, é possível levar bóia para o bebê? Digo aquelas de corpo e não somente as de bracinho. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizya,
      Sim, nos passeios que fizemos sempre havia coletes para crianças - o Lipe tinha 11 meses e sempre colocávamos algum coletinho nele! Se tu tiveres umas boias infláveis, sempre é bom levar, até pro bebê ficar brincando na água.
      Boa viagem!

      Excluir
  10. Claudia!! O post é antigom, mas amei a honestidade! Estava pensando em ir para lá, mas encontrei alguns relatos que me fizeram riscar da lista! Quero Curaçao!!

    ResponderExcluir